2011: o ano dos relançamentos e dos boxes

O ano de 2011 nem acabou, mas já pode ser considerado um dos anos em que a indústria musical teve seu maior número de relançamentos de discos antigos e o lançamento de boxes de álbuns fazendo aniversário.

O Beach Boys, formado por Al Jardine (guitarra), Mike Love (voz), Dennis Wilson (bateria), Brian Wilson (voz) e Carl Wilson (guitarra), trabalhou meses a fio entre 1966 e 1967 para gravar Smile, mas os problemas psicológicos de Brian acabaram engavetando o projeto, que foi lançado pela primeira vez no início desta semana em vários formatos.



Brian Wilson chegou a lançar o trabalho em 2004, mas como parte de sua carreira solo. E mesmo quase 40 anos depois do início do projeto, foi aclamado como um dos melhores discos daquele ano.

Um grande relançamento deste ano foi do Pink Floyd, que lançou um box com toda sua discografia remasterizada – 14 discos – que, claro, contém muito material inédito das sessões de gravações e músicas inéditas.



O pessoal o grunge também não ficou atrás e 2011 foi o ano do ressurgimento das bandas que marcaram o início dos anos 1990.

Para comemorar os 20 anos do Nevermind, o Nirvana também lançou seu box especial, com o disco remasterizado, partes das sessões de gravações, um disco com remixes e outro ao vivo.



Com uma turnê agendada pelo Brasil durante o início deste mês, o Pearl Jam está comemorando 20 anos. Além do documentário Pearl Jam Twenty, a banda lançou uma caixa com dos discos Vs, de 1993, e Vitalogy, de 1994, e um show ao vivo em Boston. Além disso, a banda lançou um disco duplo da trilha sonora de seu filme.



Já os Rolling Stones lançaram um box com todos os seus singles entre 1971 e 2006, e é uma caixa com 45 discos que têm dos maiores sucessos da banda.



Outra banda que vai lançar seu box é o Kinks, que traz os sete primeiros álbuns do grupo, quatro EPs e dois discos com coletâneas de singles do grupo em Mono. Tudo isso deve sair no final deste mês.



Comemorando os 20 anos do Achtung Baby, o U2 também lançou o disco remasterizado e com várias versões. É possível comprar desde a mais barata até a mais cara, que contém seis discos – com material inédito e b-sides.


O Doors também lançou seu box especial, com seis discos, neste ano, assim como o INXS, que relançou sua discografia remasterizada.

Comentários